28 de nov. de 2007

São Paulo: Capital: Marcha Negra











AO POVO BRASILEIRO MANIFESTO NACIONAL DO MNUCDR – MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

A ZUMBI

20 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nós, negros brasileiros, orgulhosos por descendermos de ZUMBI, líder da República Negra de Palmares, que existiu no Estado de Alagoas, de 1595 a 1695, desafiando o domínio português e até holandês, nos reunimos hoje, após 283 anos, parta declarar a todo o povo brasileiro nossa verdadeira e efetiva data: 20 de novembro , DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA!
Dia da morte do grande líder negro nacional, ZUMBI, responsável pela PRIMEIRA E ÚNICA tentativa brasileira de estabelecer uma sociedade democrática, ou seja, livre, e em que todos – negros, índios e brancos – realizaram um grande avanço político e social. Tentativa esta que sempre esteve presente em todos os quilombos.

Hoje, estamos unidos numa luta de reconstrução da sociedade brasileira, apontando para uma nova ordem, onde haja a participação real e justa do negro, uma vez que somos os mais oprimido dos oprimidos; não só aqui, mas em todos os lugares onde vivemos.
Por isso negamos o 13 de maio de 1888, dia da abolição da escravatura, como um dia de libertação.

Por que? Porque nesse dia foi assinada uma lei que apenas ficou no papel, encobrindo uma situação de dominação em que até hoje o negro se encontra: JOGADO NAS FAVELAS, CORTIÇOS, ALAGADOS E INVASÕES, EMPURRADO PARA A MARGINALIDADE, A PROSTITUIÇÃO, A MENDICÂNCIA, OS PRESÍDIOS, O DESEMPREGO E O SUBEMPREGO e tendo sobres si ainda, o peso desumano da VIOLÊNCIA E REPRESSÃO POLICIAL.
Por isso, mantendo o espírito de lua dos quilombos, GRITAMOS contra a situação de exploração a que estamos submetidos, lutando contra o RACISMO e toda e qualquer forma de opressão existente na sociedade brasileira, e pela mobilização e organização da comunidade, visando uma REAL emancipação política, econômica, social e cultural.

Desde o dia 18 de junho somos o MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, movimento que se propões a ser um canal das reivindicações do negro brasileiro e que tem suas bases nos CENTOS DE LUTA, formados onde quer que o negro se faça presente. É preciso que o MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL se torne forte, ativo e combatente, mas para isso é necessário a participação de todos, afirmando o 20 de novembro como DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

PELO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA!
POR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA RACIAL!
PELA LIBERTAÇÃO DO POVO NEGRO!
NOVEMBRO, 1978
Fonte: http://4marchadaconsciencianegra.blogspot.com


Editorial
Carta para Zumbi no dia 20 de novembro e 2007

Data: 2007-11-25 17:54:00

Editorial

Meu caro Zumbi de Palmares:

Bom dia!

Te passo os informes de como a coisa rolou por aqui no Dia Nacional da Consciência Negra.

Continuamos a luta que você nos ensinou quilombando aqui e ali .

Quilombando sempre ,nos espaços urbanos ,rurais ,periféricos e governamentais.

Armad@s com as armas da justiça mostrando que não ficaremos mais calad@s perante às desigualdades ,injustiças e a falta de compromisso com a população negra.

Nossa guerrilha tem sido diferente na forma ,porém, iguais sào os fatos.

Na continuação vamos recriando Palmares pelo Brasil afora.

Pois é amigo, não está sendo fácil:

grana curta ,trabalho muito e às vezes ainda caímos em algumas emboscadas armadas pel@s capitães do mato e racist@s de plantão.

Sobrevivemos!

Traçando o nosso mapa de fuga para não cair nas armadilhas :

Seguiremos a trilha pela implantação da Lei l0.639 ,o combate ao preconceito ,o racismo ,a discriminação religiosa ,a titulação das terras dos remanescentes de quilombos ,cotas em todos os níveis,enfim ...

Seguiremos caminhando com cautela para garantir os direitos de 49,6% da populaçao sobrevivente.

Estamos vigilantes ,já aprendemos a monitorar a astúcia do inimigo e não usaremos as armas de extermínio que utilizam contra nós.

Zumbi, a negrada está lutando em alto estilo, só para você ter uma idéia do que rola aqui no Ayê, nós estamos reivindicando o Feriado Nacional em sua homenagem.Gostou?

Rolando eventos com marchas,passeatas,caminhadas,paradas e muita festa do Oiapoque ao Chuí, Na Alemanha,França,Cabo Verde.Olha só Zumbi Internacional!

Pois é meu preto , o tantan da atualidade agora é navegar na internet ,coisa de pretos e pretinhas.

Avise para Dandara que as mulheres negras de todo o Brasil estão dando um show de competência na luta pela sobrevivência e guerreando por Políticas de Ações Afirmativas .

Finalizando nosso papo vitual te comunico que a coisa aqui tá preta!

Zumbi saiba mais visitando o nosso site www.casadeculturadamulhernegra.org.br

Ah! a juventude negra manda um beijo procê.

Alzira Rufino e equipe
Fonte: Boletim Eparrei on line

Marcha = Parada = Marcha + Parada = União do Povo Negro

Sob um mesmo lema “por um Brasil sem Racismo com oportunidades iguais para todos” e três bandeiras – a defesa da aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial, do PL 73/99, que institui Cotas no acesso às Universidades, e instituição do 20 de Novembro como Feriado Nacional dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, o povo negro de São Paulo e nossos aliados anti-racistas de todas as cores ganharemos as ruas e ocuparemos a Avenida Paulista na próxima terça-feira – Dia Nacional da Consciência Negra.


"Não prosperarão as tentativas de divisão fomentadas por intrigas de bastidores." Dojival Vieira
Fonte: AfroPress


Nenhum comentário: