25 de nov de 2007

Amazonas

Manaus é a única cidade do Amazonas que decretou feriado no Dia de Zumbi.

"No Amazonas, há quatro anos se comemora a Semana da Consciência Negra. As atividades são desenvolvidas de forma coletiva por entidades representadas no Fórum Permanente de Afro-Descendentes do estado (Fopaam), que reúne cerca de 25 instituições.

De acordo com Dulce Batista, que faz parte do Fopaam e da Rede Amazônia Negra - formada desde 2006 por oito estados amazônicos - uma das questões que se pretende discutir nesta oportunidade é a inexistência de registros e números sobre a população negra no estado, o que dificulta a organização do movimento de luta pelo reconhecimento da identidade racial e políticas específicas. Ela explica que no Amazonas, oficialmente, existe apenas uma comunidade quilombola, localizada no Parque Nacional do Jaú, em Novo Airão.

"Somente a Comunidade do Tambor é reconhecida pelo Instituto Palmares. A gente vem incentivando os membros do fórum e entidades participantes para divulgar as pesquisas existentes e contribuir para a organização dos números. O que a gente quer é chamar a atenção para o silêncio que existe sobre os afro-descendentes no Amazonas", acrescenta.

O Fopaam existe desde 2004, reunindo mensalmente representantes da comunidade negra local, e está ligado ao Fórum Regional Amazônia Negra. Segundo Dulce Batista, a Região Norte tem o maior número de pessoas vivendo em comunidades quilombolas, de acordo com dados da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)."
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/11/19/materia.2007-11-19.1868100805/view

Outras atividades:
A Mostra Cine Negro, que tem o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Fórum Afrodescente do Amazonas (Fopam) e do Canal Futura, acontece nesta segunda-feira (19), entre 13h30 e 18h.
Fonte: http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=60704

Humaitá



Na primeira Semana Acadêmica do Campus Vale do Rio Madeira da Universidade Federal do Amazonas foram as seguintes as atividades realizadas:
Palestra: 20 de novembro e a Lei 10.639/03 e Mostra de Filmes sobre a questão negra
nos dias: 19 a 23 de novembro
local: Campus da Universidade Federal do Amazonas
endereço: R. 29 de agosto
cidade/estado: Humaitá/Amazonas
Organização: Profa. Ednailda Santos
público estimado: 300
Fonte: organização

Nenhum comentário: