30 de nov. de 2007

Amapá

Projeto Ciranda Zumbi dos Palmares em Macapá

Acontece este mês em Macapá a 5ª edição do Projeto Ciranda Zumbi dos Palmares. O projeto faz parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, realizada no dia 20 de novembro.

A abertura do Ciranda Zumbi está marcada para este sábado, 03, com mostra do Painel da Juventude Afrodescendente. Será também apresentado o documentário A Negação do Brasil e na seqüência haverá ciclo de palestras sobre o conteúdo do filme. Os participantes também discutirão a questão do desenvolvimento do Hip Hop Amapense no Contexto Nacional.

A programação inclui ainda a divulgação de filmes alusivos à Semana da Consciência Negra. O encerramento ocorre dia 20 deste mês e culmina com a Caminhada Zumbi dos Palmares, na Praça Veiga Cabral.

A realização do evento no Amapá é organizada pelo Fórum Permanente da Educação e da Diversidade Étnico Racial e pelo Movimento Afrodescendente do Amapá (Mocambo). O projeto recebe apoio da Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes (Seafro), do Governo do Estado e das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Comunicação (Secom).

Marco Antônio da Silva Marques, que faz parte da organização do evento no Estado, ressalta que “o objetivo maior é fortalecer o movimento afrodescendente no Amapá. Temos de valorizar e difundir a implementação da Lei 10.639/03, do Ministério da Educação, aqui no Amapá. Ela estabelece a inclusão obrigatória das disciplinas História da África e Cultura da África em todas as escolas das redes pública e privada (ensinos fundamental e médio)”.

No Amapá, mais de 100 professores da rede pública estadual de ensino já foram capacitados para trabalhar as duas novas disciplinas em sala de aula.

A regulamentação da lei depende do Conselho Estadual de Educação, o que, segundo Marcos, deve ocorrer em 2008. Na sua avaliação essa regulamentação definitivamente assegura aos afrodescendentes do Amapá a garantia de aplicação da referida lei .

Paulo Axé (coordenador do movimento Mocambo no Amapá) destaca que a Caminhada Zumbi dos Palmares marca o dia de luta dos afrodescendentes pela igualdade racial, social e contra o preconceito.

Serão exibidos filmes, de 5 à 9 deste mês, no Serviço Social do Comércio (Sesc) Araxá. As sessões, exibidas em dois horários, vão das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas.

Fonte: www.correaneto.com.br/noticias/11/1_11_07zumbi.htm

Nenhum comentário: