28 de nov. de 2007

Paraná

Curitiba (Capital)


O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), contou com uma programação especial, promovida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, ao longo da semana passada. Apresentações de música, teatro e dança, além do 1º Fórum de capoeira de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, mostraram toda a beleza e riqueza da cultura afro-brasileira, cultivada pela comunidade negra do Paraná. Foto: CCTG
Fonte: Dia a Dia da Educação/Governo do Paraná:


Laranjeiras do Sul

Colégio Floriano comemora Consciência Negra

O dia 21 foi de muita movimentação no colégio estadual Floriano Peixoto em Laranjeiras do Sul. Os professores de História, em parceria com a direção e outras disciplinas desenvolveram durante o bimestre diversas atividades relacionados a cultura africana. O encerramento ocorreu com um festival de criatividade e talento dos alunos. Entre os trabalhos expostos estavam alimentos, desenhos, brinquedos, jogos, bebidas, ervas medicinais e outros objetos típicos da cultura africana.
Os estudantes também realizaram apresentações de danças, poesias e fizeram uma homenagem ao negro Zumbi, que nasceu livre, foi capturado e acabou fugindo para viver no quilombo dos Palmares se tornando símbolo da resistência negra durante a escravidão.
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: