25 de nov. de 2007

Alagoas

Alagoas é o estado em que o Quilombo dos Palmares resistiu por um século contra a escravidão.

União dos Palmares é sede do Encontro Nacional

Representante de Comunidades Remanescentes de Quilombo e Religiosos de Matriz Africana discutirão as políticas públicas na Terra de Zumbi dos Palmares

"A atividade integra a Celebração do 20 de novembro em Alagoas, que possui uma extensa programação sócio-cultural, política e religiosa. O município tem como referência histórica, turística e cultural a Serra da Barriga - palco da resistência negra e tombada como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O encontro irá reunir cerca de 200 participantes, dentre elas, lideranças quilombolas, religiosos de matriz africana; representantes dos Governos Municipal, Estadual e Federal, bem como, a sociedade civil. Tem como objetivo dar uma visão geral da legislação quilombola, das políticas públicas e explanação sobre a organização política das associações quilombolas."


Fonte: http://www.quilombodospalmares.org.br/

Uma extensa programação foi preparada pelo governo estadual.
Veja aqui.


Atividades artístico-culturais marcam programação do Dia da Consciência Negra

Em homenagem a Zumbi dos Palmares e ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira (20), o governo de Alagoas, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, Instituto Magna Mater e doze grupos alagoanos ligados à cultura afro, está promovendo, desde o dia 11, uma extensa programação étnico-cultural e religiosa em Maceió e União dos Palmares.

A iniciativa visa difundir a cultura negra nos diversos segmentos da sociedade, além de valorizar os grupos afro-culturais. Em Maceió, a programação será realizada em diversos bairros e escolas públicas da capital. Em União dos Palmares, as atividades ficarão concentradas na praça Basiliano Sarmento e na Casa Jorge de Lima.

A programação nos bairros de Maceió foi iniciada no último sábado, na praça Lucena Maranhão, com apresentação de rodas de capoeiras e grupos de dança afro e de teatro. Os bairros contemplados com as manifestações serão Bebedouro, Cruz das Almas, Vergel, Pajuçara, Tabuleiro, Poço, Jatiúca, Jacintinho, Trapiche, Salvador Lyra, Clima Bom e Feitosa. Nas escolas públicas estão sendo realizadas oficinas socioeducativas, exposição de vídeo, fotografia e debate.

Nesta sexta-feira (17) será realizado o Encontro Afro-Alagoano de Educação, a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares. Domingo haverá um culto e apresentação artístico-cultural, às 9h, na Igreja Batista do Pinheiro, e às 17h, será promovida a noite da Beleza Negra, no bar Dendê da Bahia, em Cruz das Almas.

Na segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, será realizada a entrega da Medalha da Ordem do Mérito dos Palmares a personalidades, às 17h, no Teatro Deodoro. A solenidade contará com apresentação do coreógrafo Edu Passos, com performance de dança afro-primitiva, Coretfal e declamação de poesia. Serão agraciados os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Aldo Rebelo; os ministros dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, e do Tribunal Superior Eleitoral, Humberto Gomes de Barros; o diretor da Fundação Palmares em Brasília, Edvaldo Mendes Araújo; o presidente da Academia Maceioense de Letras, Cláudio Antônio Jucá Santos; a museóloga Carmem Lúcia Dantas; o presidente da Federação dos Cultos Afro-Umbandistas de Alagoas e mais antigo babalorixá de Alagoas, José Benedito Maciel, que hoje está com 99 anos, e a cantora Leureny Barbosa.

Em União dos Palmares, a programação será realizada na praça Basiliano Sarmento e na Casa Jorge de Lima. No dia 11, será realizado o Encontro de Formação sobre o Quilombo dos Palmares, um estudo coletivo entre Mocambo Anajô e Guias de Turismo de União dos Palmares, na Casa Jorge de Lima, das 14 h às 17. Nos dias 19 e 20 serão promovidas diversas apresentações afro-culturais, roda de capoeira e shows musicais.

Fonte: Governo de Alagoas


Nenhum comentário: