24 de nov. de 2007

Jaú - SP

Evento cívico, palestra, exposição e show musical marcam Dia da Consciência Negra


As comemorações do dia da Consciência Negra em Jaú, realizadas em todo país no dia 20 de novembro, iniciaram-se com evento cívico, na rotatória onde está localizado o busto em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, com a presença de autoridades, estudantes, atiradores do Tiro-de-Guerra e representantes das entidades participantes do evento.À noite, haverá a palestra “Perfil de um Vencedor” com o médico Carlos Passos, no auditório da OAB e às 21h, no Ginásio de Esportes Dr. Neves, show musical com o bloco Afro Amukenguê e Edson e banda e exposição Valores da Cultura Negra, promovida pela Apeoesp.Os eventos fazem parte da programação da Semana da Consciência Negra, que teve início na última terça-feira com a palestra do advogado Hédio Silva Junior, sobre o sistema de cotas nas universidades.

Realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, Grupo Amukenguê e Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Espaço Cultural Amaral Carvalho (Ecac) e Cerne-Jaú, o calendário se estende até do dia 23 de novembro.
“Esse é um evento muito importante. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares e morreu lutando pela integração racial, social e cultural em nosso País”, diz Marcial Lopes, um dos idealizadores do evento.


Orgulho


O grupo Amukenguê realiza homenagens ao dia há 25 anos, porém há sete, a comemoração vem sendo realizada em parceira com a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú e outras entidades da cidade, criando-se assim uma programação
Comemorado desde a década de 1960, é uma data lembrada com orgulho pelos afro descendentes. “Todos os negros conscientes não comemoram o dia 13 de maio, pois de cerca maneira, nossos ancestrais foram jogados na rua, sem nenhuma infra-estrutura, o que fez com os negros fossem marginalizados”, afirma Lopes.

Fonte:
http://www.jau.sp.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=591

Nenhum comentário: