29 de nov. de 2007

Bahia: Salvador

Salvador não faz feriado, mas faz a 28a. Marcha Zumbi

Na 28ª marcha Zumbi dos Palmares, que

saiu do Campo Grande em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho, promovido pelo Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), as vozes que ecoavam da multidão, que seguia os dois trios elétricos, chamavam a atenção daqueles que passavam pelo local. Comerciantes com seus estabelecimentos abertos - em Salvador, diferente de outras 52 cidades no País, o dia 20 de novembro não é feriado - se rendiam à festa de reivindicações e a alegria dos manifestantes.

Na Liberdade, bairro de maior concentração de afro-descendentes da América Latina, a rua principal, que já foi passagem de brasileiros que lutaram pela independência da Bahia, foi tomada por negros e negras que gritavam: “o povo negro no poder”. A organização da caminhado no bairro foi feita pelo Fórum de Entidades Negras. Segundo Valmir França, coordenador do Fórum, “a caminhada tem importância por proporcionar reflexão na população“.

Fonte: A Tarde On Line



Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra

Na próxima terça-feira, 27 de novembro de 2007, às 10h, na Fundação Pedro Calmon, acontece a Solenidade de Posse dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Instituído desde 1987, o CDCN é composto por membros da sociedade civil organizada e do poder público. Os conselheiros são responsáveis por estudar, propor e acompanhar medidas de relacionamento dos órgãos governamentais com a comunidade negra com o objetivo de resgatar o direito à plena cidadania e participação na sociedade.

A posse dos novos membros do CDCN este mês fortalece o conjunto de atividades comemorativas ao dia da Consciência Negra. Realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) através da campanha Novembro Negro, essas ações tem como objetivo colocar em evidência a luta da população negra por igualdade e pela preservação da memória das comunidades tradicionais.

São parceiras da Sepromi nestas atividades as secretarias estaduais de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, da Saúde e da Educação, além da Secretaria Municipal da Reparação de Salvador.

ATUAÇÃO DO CDCN

O Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras tem como principais funções:

- Formular diretrizes, propor medidas e emitir pareceres que visem assegurar e ampliar os direitos da comunidade negra, promovendo o seu desenvolvimento social, político e econômico;

- Assessorar os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na elaboração e execução de políticas públicas concernentes aos direitos e interesses da comunidade negra;

- Acompanhar a elaboração e execução dos programas que repercutam sobre os direitos e interesses da comunidade negra.;

- Adotar providências e fiscalizar o efetivo de cumprimento da legislação relativa aos direitos da comunidade negra;

- Apoiar atividades da comunidade negra ou de interesse e importância para o seu desenvolvimento, bem como promover intercâmbio com organizações afins nacionais e internacionais;

- Desenvolver projetos que promovam a participação da comunidade negra em todos os níveis e atividades;

- Defender e apoiar políticas educacionais e de capacitação do negro como cidadão.
Onde: Fundação Pedro Calmon (Praça Thomé de Souza, s/n, Palácio Rio Branco – Salvador / BA)

Fonte:Assessoria de Comunicação, Memória Lélia Gonzales

Nenhum comentário: