19 de dez. de 2008

Cuiabá homenageia Zumbi, Malcom X e King

Prefeitura realiza Exposição "Heróis e Heroínas da Resistência"

Várzea Grande, 27/11/2008 - 14:27.

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Vice-Prefeitura, está promovendo hoje a exposição ‘Heróis e Heroínas da Resistência’. O evento ocorre na escola A.E.M.E.B. Dejani Ribeiro, conclamando um sem número de simpatizantes da causa.

A abertura ocorreu às 09h no ginásio da escola, e durante toda a tarde os estudantes conhecerão um pouco mais das histórias dos negros que lutaram pela igualdade racial no Brasil e no mundo. Entre eles, Malcon X, Martin Luther King e Zumbi dos Palmares, maior líder da resistência à escravidão no Brasil Colonial.

Além da exposição, a escola promove uma feira científica e cultural com o tema: ‘Vivendo a Diversidade Cultural Afro-Brasileira e Indígena’, onde os alunos do ensino fundamental, apresentam trabalhos sobre os costumes dos povos africanos e indígenas, como danças, amostras de colares artesanais e frutas típicas das regiões.

Os trabalhos estão expostos até às 18h nos corredores da escola. Essa atividade integra a programação da Agenda Única, elaborada pela Vice-Prefeitura com o objetivo de agregar eventos que estão relacionados ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de outubro.

Fonte:http://www.odocumento.com.br

Enquanto isso...

A Câmara de Vereadores veta feriado no comércio em 20 de Novembro


A lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito municipal para que entre em vigor.

Agora é lei e os estabelecimentos comerciais podem abrir livremente nos dias de feriados, independente da data ser municipal, estadual ou federal. A medida já vinha gerando polêmica, principalmente para a categoria do segmento, que alegava falta de respeito para com os trabalhadores, devido ao fato de muitas datas serem consideradas dias santos ou comemorativos, voltadas a homenagens. O projeto foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Cuiabá.

Segundo a lei, o comércio só deve fechar as portas em cinco feriados: Dia da Confraternização Universal - 1º de janeiro, Sexta-Feira Santa, Dia do Trabalho, Dia de Finados e Natal. É necessário também que os sindicatos de cada categoria firmem acordos coletivos de trabalho para determinar os dias de folga e a remuneração pelo trabalho nos dias de feriado.

Para os trabalhadores do comércio, feriado com dia de expediente normal, perde o sentido. No entanto, independente de manifestos a matéria teve 15 votos favoráveis, dois parlamentares - Lúdio Cabral (PT) e Luiz Poção (PP) – se abstiveram de votar e uma ausência, da vereadora Enelinda Scala (PT). O voto do presidente da Casa não é computado.

A aprovação do projeto ainda gerou uma moção de repúdio, que foi lida em plenário, pelo vereador Luiz Poção, durante o grande expediente da sessão. A Plenária da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR/MT aprovou a nota de repúdio contra o projeto de lei de autoria do vereador Edivá Alves (PSDB), que visa a abertura do comércio em Cuiabá, na maioria dos feriados, dentre os quais o de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em que a cidade celebra Zumbi dos Palmares. Para o CEPIR, não se justifica a alegação de prejuízo econômico. De acordo com a nota, a propositura acarreta prejuízos para a reflexão necessária à continuidade da luta de reparação das injustiças. A nota é assinada pelo presidente do Conselho Estadual, Pedro Reis de Oliveira.

A equipe de reportagem do site da TV Centro América tentou durante toda a tarde, conversar com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Cuiabá, mas ele não foi encontrado.

Fonte: ExpressoMT/ TVCA

Nenhum comentário: