15 de jan. de 2008

Santa Catarina: Cidades

Jaraguá do Sul

Câmara homenageou o movimento negro

24 de novembro de 2005

Jaraguá do Sul - Marcando o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a Semana da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, por proposição dos vereadores Jurandir Michels e Jaime Negherbon, prestou homenagem aos afro-brasileiros, representados pelo Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi). Coube ao vereador Jurandir, em nome da Câmara, fazer a homenagem, enquanto o presidente do Moconevi, Luiz Fernando Olegar, discorreu sobre a 5a. Semana da Consciência Negra e fez um relato da história.

O Moconevi trouxe o seu grupo de dança afro para apresentação. O presidente da Câmara, Ronaldo Raulino, lembrou que a data de 20 de novembro marca nacionalmente o dia da consciência negra, "uma conquista do movimento negro brasileiro, que simboliza a resistência e determinação contra a opressão e reflexão na luta contra o racismo". A data lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado em 1695, vítima de traição. O guerreiro negro, desde 1995, integra o panteão dos heróis da Pátria brasileira.

Em Jaraguá do Sul, os negros representam 6,26% da população, o que significa mais de 7 mil pessoas. Durante a sessão, a Câmara homenageou cidadãos pelos serviços prestados à valorização da consciência negra e, em especial, na construção do Moconevi, contribuindo para a construção da sua história.

Os homenageados foram o deputado Dionei Walter da Silva, o vereador (de Florianópolis) Márcio Pereira de Souza, a contadora Maria Terezinha Bispo, o radialista Roni de Oliveira, o sindicalista Riolando Petri e o presidente do Moconevi, Luiz Fernando Olegar.

Também se manifestou o vereador Márcio de Souza, da Capital, que elogiou a iniciativa da Câmara de Jaraguá na promoção étnica, reverenciando os negros e a sua contribuição histórica à cidade e ao país.

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu

Santa Catarina: Cidades

Este vídeo registra uma reunião de professores da cidade de Corupá (SC) em torno da Lei 10.639.

Ilustração/charge de Zumbi

Este desenho foi criado pelo Bira Dantas para o vereador Tiãozinho de Campinas (SP)